Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Legislação
Funcionalidades do Sistema
Funcionalidade 4
Prefeitura de Araguaína
Redefinir Cookies
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Turismo Araguaína
Imagens
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
formularios
Radares ASTT
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2022
  • Nossos serviços: Saiba como obter a carteirinha que garante prioridade às pessoas com fibromialgia

Nossos serviços: Saiba como obter a carteirinha que garante prioridade às pessoas com fibromialgia

Publicação:  11/11/2022 11h09
Última modificação:  11/11/2022 11h09
Compartilhar:
Nossos serviços: Saiba como obter a carteirinha que garante prioridade às pessoas com fibromialgia

Em Araguaína, pessoas com essa doença reumatológica, que afeta a musculatura causando dor, tem prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados

Por Marcelo Martin | Foto: Marcos Sandes

Em Araguaína, pessoas que sofrem com a fibromialgia, uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, têm prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, inclusive nos que realizam operações de pagamento e recebimento de contas. Para assegurar o direito, a Secretaria da Saúde de Araguaína emite uma carteirinha que vale como documento oficial em toda cidade.

 
“Essa doença deve ser encarada com seriedade e responsabilidade pelos órgãos de saúde pública, uma vez que a síndrome impacta a vida pessoal, familiar e profissional das vítimas”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
 
Como emitir a carteirinha
O morador pode solicitar o documento diretamente na secretaria, que fica localizada na Rua Sete de Setembro, nº 555, no Centro, das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com exceção aos feriados e pontos facultativos. Mais informações podem ser obtidas pelo número (63) 3411-7039, no mesmo horário de funcionamento.
 
O prazo para emissão da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia é de quatro dias uteis e a validade é de cinco anos a partir da data de emissão, devendo ser renovada quando vencida.
 
Documentos necessários
Para emissão, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF acompanhada dos originais; cartão SUS com endereço atualizado; cópia e original do laudo médico emitido dentro de um ano; uma foto 3x4 atualizada; e o requerimento padrão. A atualização do cartão SUS e o preenchimento do requerimento podem ser feitos na secretaria no momento do pedido.
 
Orientação aos empresários e órgãos públicos
Os estabelecimentos públicos e privados deverão inserir no rol de atendimento preferencial a pessoas portadores de fibromialgia, juntamente ao atendimento preferencial destinado a idosos e gestantes, durante todo o expediente.
 
Essas e outras informações podem ser encontradas na Portaria nº 93/2022, publicada no Diário Oficial do  dia 22 de setembro deste ano.


Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3411-0156
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Turismo Araguaína
Imagens
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
formularios
Radares ASTT

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína