A partir desta segunda-feira, dia 10, o morador que sentir tosse, febre ou coriza, comuns da gripe e da covid-19, poderá procurar qualquer unidade básica de saúde
Por Giovanna Hermice | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Em casos de sintomas gripais ou leves da covid-19, os araguainenses contavam com uma unidade de referência: a UBS (unidade básica de saúde) José de Souza Rezende, localizada no Setor Alto Bonito. A partir desta segunda-feira, dia 10, a população poderá procurar qualquer um dos 17 postos de saúde. A decisão foi tomada levando em consideração que Araguaína está atualmente sem casos ativos da covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 6.
A novidade no tratamento dos sintomas leves irá facilitar a chegada dos moradores ao sistema de saúde. “Nós descentralizamos esse atendimento, o que vai tornar mais acessível para a comunidade. Essa medida também foi tomada levando em consideração a baixa procura na UBS de referência e a diminuição do contágio”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Eneias.
Baixa procura
Neste ano, o mês de janeiro foi o de maior movimentação na UBS José de Souza Rezende, quando segundo dados da Secretaria da Saúde, 9.220 pessoas foram atendidas. O mês de julho foi o segundo com maior procura (3.830 pacientes).
Nos últimos oito meses, quando comparado ao início do ano, esse fluxo diminuiu em mais de 94%. No mês de setembro, apenas 490 atendimentos foram registrados no local.
Quando procurar atendimento médico?
Os sintomas mais comuns de gripes, resfriados e covid-19 ou doenças virais que comprometem o sistema respiratório, são: tosse, febre, coriza, mal-estar e sensação de cansaço. Nessas situações, é indicado procurar a UBS mais próxima da casa do morador.
Quando a tosse e a febre persistem, o quadro de saúde pode está piorando e a pessoa deve ficar atenta aos sintomas graves, como: desconforto respiratório ou a pressão constante no tórax. Nesses casos, a recomendação é procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.
Já as crianças de até 11 anos, há um local especializado e exclusivo no Jardim das Flores, o PAI (Pronto Atendimento Infantil).
Horário e recomendação
Para receber atendimento nas UBS basta estar usando máscara e apresentar documento pessoal com foto e o cartão SUS. O horário de atendimento nas unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Com exceção das UBS Novo Horizonte e Manoel Alves (Ponte) que funcionam no período matutino.
Enquanto as unidades Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, Manoel Maria Dias (Cimba), Couto Magalhães e Nova Araguaína, o horário é estendido das 7 às 19 horas, de segunda a sexta. Aos fins de semana e após às 19h, os locais indicados para atendimento de urgência e emergência são a UPA e PAI.