Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2023
  • 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araguaína reúne mais de 380 pessoas

2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araguaína reúne mais de 380 pessoas

Entre as propostas apresentadas, está a realização do diagnóstico quantitativo e qualitativo para a identificação de pessoas com deficiência em Araguaína, inserir campanhas permanentes com esclarecimentos sobrea a discriminação do PcD, incluindo a fibromialgia
Publicação:  11/12/2023 14h42
Última modificação:  12/12/2023 08h08
Compartilhar:
O encontro buscou analisar, propor e deliberar diretrizes para garantir os direitos às pessoas com deficiência
O encontro buscou analisar, propor e deliberar diretrizes para garantir os direitos às pessoas com deficiência

Com o tema "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”, o CMPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Araguaína, com apoio da prefeitura e entidades, realizou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araguaína com a participação direta mais de 380 pessoas.
 
O encontro, realizado no último dia 8 buscou analisar, propor e deliberar diretrizes para garantir os direitos às pessoas com deficiência. “Foi de grande valia, pois as pessoas com deficiência e sociedade em geral tiveram direito a voz e voto, elaborando propostas que vão  facilitar e tornar mais digna a vida dos deficientes de Araguaína, lutando por uma cidade mais acessível”, disse a presidente do CMPD, Vane Mary Dias Carneiro Brito, que também representou o Rotary Club Inclusão de Araguaína.
 
Para o secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, José da Guia, o município é um dos que mais tem dado suporte aos conselhos municipais para ouvir as demandas e garantir os direitos  da pessoa com deficiência.
 
“Podemos perceber um conselho muito bem-organizado e articulado. Juntos, Prefeitura e entidades, buscamos fortalecer as políticas públicas e ampliar os atendimentos, para transformar a cidade em um espaço mais inclusivo, respeitando os direitos de todos os cidadãos”, destacou.
 
Propostas
 
Entre as propostas apresentadas estão a realização de diagnóstico quantitativo e qualitativo para a identificação de pessoas com deficiência em Araguaína; fortalecer o  Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da realização de capacitações continuadas; inserir no calendário oficial do Município campanhas permanentes de conscientização sobre acessibilidade, com foco nos esclarecimentos sobre à discriminação do PcD, incluindo a fibromialgia. 
 
Escolha de representantes
 
Além dos debates, a pauta da 2ª Conferência Municipal também trouxe a eleição dos delegados e suplentes que irão representar Araguaína na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para representar o poder público, foram eleitas as servidoras Valentina Coelho Correia e Madalena dos Santos; e representando a sociedade civil organizada, foram escolhidos Luzilda da Silva Dias e Marques Elex Silva Carvalho.
 
A importância da sociedade
 
Representando o Conselho de Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência do Tocantins, Maria Nilza Araújo, que é deficiente visual, ressaltou o quanto é fundamental participação de toda sociedade nas discussões, principalmente aqueles que foram acometidos por alguma deficiência.
 
“Hoje eu me sinto contemplada por estar aqui representando a pessoa com deficiência, pois só nós sabemos das dificuldades que enfrentamos. Como disse o tema ‘Nada sobre nós, sem nós’, da 9ª Caminhada das Pessoas com Deficiência de Araguaína, tudo isso que estamos vivenciando é importante para garantir nossa presença na luta pela inclusão social”.
 
Entre as entidades presentes na conferência, a ADA (Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (classificou o evento como um dos mais importantes para a comunidade.
 
“É um momento muito importante para fortalecer as políticas públicas e para que a gente possa, de fato, apresentar as propostas e com isso fortalecer cada vez mais as entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência”, disse Mariaelice Dias de Araújo, presidente da ADA.
 
O próximo passo é levar as propostas aprovadas na Conferência Municipal para a etapa estadual, que irá acontecer até abril de 2024, e depois para a nacional.
 
Construindo uma cidade mais inclusiva
 
A cidade de Araguaína já recebeu mais de 30 quilômetros de calçadas acessíveis e a população ainda conta com os serviços da Clínica Escola Mundo Autista, do Centro de Fisioterapia, Centro Dia, Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e a Oficina Ortopédica, que oferece gratuitamente órteses e próteses. Todos esses serviços públicos são voltados para o atendimento às pessoas com deficiência.
 
A Prefeitura também tem buscado incluir em todas as novas obras de infraestrutura urbana recursos de acessibilidade, como rampas, piso tátil e outros dispositivos em ruas, calçadas e nos novos prédios públicos.
 
Inclusão desde a infância
 
Na Educação, há uma rede completa de acolhimento e atendimentos aos alunos que demandam atenção diferenciada. Ao todo, 30 escolas e creches de Araguaína são referência em Educação Especial, onde o estudante começa a receber todo o suporte necessário para acompanhar as aulas regulares e desenvolver outras habilidades na sala de recursos multifuncionais do AEE (Atendimento Educacional Especializado) voltada para alunos da Educação Especial da cidade.
 
 A Educação Especial oferece os serviços de psicologia escolar, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social. Os profissionais também ampliam os atendimentos para crianças em vulnerabilidade social e em casos de infrequência escolar no combate à evasão.

(Por Carine Flores | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)

  
 

“Foi de grande valia, pois as pessoas com deficiência e sociedade em geral tiveram direito a voz e voto, elaborando propostas que vão  facilitar e tornar mais digna a vida dos deficientes de Araguaína”, disse a presidente do CMPD, Vane Mary Dias Carneiro Brito

 

“Podemos perceber um conselho muito bem-organizado e articulado. Juntos, Prefeitura e entidades, buscamos fortalecer as políticas públicas e ampliar os atendimentos, para transformar a cidade em um espaço mais inclusivo”, destacou o secretário José da Guia
 

“Hoje eu me sinto contemplada por estar aqui representando a pessoa com deficiência, pois só nós sabemos das dificuldades que enfrentamos”, disse Maria Nilza Araújo, que representa o Conselho de Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência do Tocantins.
 

“É um momento muito importante para fortalecer as políticas públicas e para que a gente possa, de fato, apresentar as propostas e com isso fortalecer cada vez mais as entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência”, disse Marielice Dias de Araújo, presidente da ADA

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante