Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2023
  • Araguaína sediou encontro preparatório para a etapa nacional da Conae 2024

Araguaína sediou encontro preparatório para a etapa nacional da Conae 2024

Com o tema “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a conferência intermunicipal contou com a participação de 16 cidades da região
Publicação:  08/11/2023 08h56
Última modificação:  08/11/2023 08h56
Compartilhar:
No evento também foram eleitos os delegados que representarão a regional de Araguaína na etapa estadual da Conae 2024. A conferência permite agentes públicos e sociedade participem do desenvolvimento da educação nacional
No evento também foram eleitos os delegados que representarão a regional de Araguaína na etapa estadual da Conae 2024. A conferência permite agentes públicos e sociedade participem do desenvolvimento da educação nacional

Em prévias para a Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae), Araguaína sediou, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, a Etapa Regional da Conferência, visando a elaboração de propostas para subsidiar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024/2034. A etapa municipal é a mais importante, porque nela são formuladas as propostas que serão levadas para as fases estadual e nacional.
 
O evento contou com a participação de representantes dos 16 municípios que compõem a regional de Araguaína. “Essa temática nos leva a refletir e repensar os rumos da Educação, na busca por um sistema cada vez mais fortalecido e que atenda aos anseios da sociedade”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.
 
Eixos temáticos
 
Os participantes foram divididos em sete eixos temáticos: o Plano Nacional de Educação como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE); A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Gestão Democrática e educação de qualidade; Valorização de profissionais da Educação; Financiamento público da educação pública; e Educação comprometida com a justiça social.
 
“Os coordenadores iniciaram com uma breve abordagem de cada eixo, na sequência fizeram o debate para as proposituras, as metas e as estratégias para a gente acrescentar, rejeitar ou até mesmo concordar com as propostas que vieram do texto orientador nacional”, explicou a presidente do Fórum Municipal, Silvínia Pires.
 
“Esse é o maior eixo da conferência, porque engloba o acesso à Educação de qualidade social a todos os níveis de ensino e a todas as pessoas, independentemente da idade, e em todos os locais. As abordagens foram desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio, Universidade e Ensino Técnico. Então, de fato, temos um desafio grande aqui, que é analisar as 11 metas do PME e 104 estratégias”, comentou o superintendente da Educação de Araguaína, Railon Borges, participante do Eixo 2 da Conferência.
 
A secretária da Educação de Piraquê, Santana Guide, participou do Eixo 6, em que foram discutidos os recursos destinados à Educação. “É um momento bastante produtivo, com muita interação, discutindo e buscando uma Educação de qualidade no nosso país. Abordamos assuntos como a aplicação de recursos na alimentação escolar, livros didáticos, entre outros”, disse.
 
Cada Eixo discutiu suas metas e estratégias e, na sequência os participantes fizeram a socialização e as propostas de alterações que serão levadas para a etapa estadual.
 
Encaminhamentos
 
“O principal desafio é propor ações para 10 anos em um dia, mas eu acredito que todos nós, educadores, iremos tirar proposituras que irão melhorar a Educação. Acredito que esse dia irá nos tirar o máximo para melhorar a Educação desse país”, afirmou a secretária da Educação de Wanderlândia, Ana Célia Macena.
 
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão a regional de Araguaína na etapa estadual da Conae. A conferência permite que estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada de modo geral participem do desenvolvimento da educação nacional, discutindo os principais temas da educação, da creche à pós-graduação.

(Por Mara Santos | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)

 
 
“Essa temática nos leva a refletir e repensar os rumos da Educação, na busca por um sistema cada vez mais fortalecido e que atenda aos anseios da sociedade”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura

 
Os participantes foram divididos em sete eixos temáticos. Cada um deles discutiu suas metas e estratégias e, na sequência, os participantes fizeram a socialização e as propostas de alterações que serão levadas para a etapa estadual”
 

“Os participantes debateram as proposituras, as metas e as estratégias, acrescentando, rejeitando ou até mesmo concordando com as propostas que vieram do texto orientador nacional”, explicou a presidente do Fórum Municipal, Silvínia Pires.
 

“O principal desafio é propor ações para 10 anos em um dia, mas eu acredito que todos nós, educadores, iremos tirar proposituras que irão melhorar a Educação”, afirmou a secretária da Educação de Wanderlândia, Ana Célia Macena
 

A secretária da Educação de Piraquê, Santana Guide, participou do Eixo 6, em que foram discutidos os recursos destinados à Educação. “É um momento bastante produtivo, com muita interação, discutindo e buscando uma Educação de qualidade no nosso país”
 

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca