Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2023
  • Mais de 150 crianças participam do Dia D da Turminha do Lago

Mais de 150 crianças participam do Dia D da Turminha do Lago

Evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e o nome da ação foi inspirado no gibi de autoria da Prefeitura de Araguaína que retrata, de forma lúdica, a importância de preservar o Lago Azul
Publicação:  07/06/2023 10h54
Última modificação:  07/06/2023 12h02
Compartilhar:
Durante a ação também foram soltos 3 mil alevinos, além do plantio de mudas de espécies nativas do cerrado
Durante a ação também foram soltos 3 mil alevinos, além do plantio de mudas de espécies nativas do cerrado

Mais de 150 crianças de 40 escolas municipais participaram do Dia D da Turminha do Lago, que fez parte da programação de ações da Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento realizado na prainha da Via Lago, no dia 6, contou com a apresentação musical da banda Artcum, da Reciclarte, a soltura de alevinos e o plantio de mudas às margens do Lago Azul.
 
A criação e leitura do gibi da Turminha do Lago inspiraram o nome do evento. Em sala de aula, os alunos fizeram oficinas pedagógicas do material desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína e que retrata a preservação da natureza, por meio do combate ao despejo irregular de lixo e esgoto no Lago Azul e nos córregos da cidade.
 
Segundo o prefeito, além das 62 unidades de ensino da rede municipal, o material didático está despertando o interesse e irá alcançar outros municípios. “É sucesso em todo o estado do Tocantins, muitos prefeitos estão me pedindo o Gibi da Turminha do Lago para levar para as cidades deles”, disse Wagner Rodrigues durante o evento.
 
Desenvolvendo hábitos de preservação
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, a preservação ambiental está associada à prática de hábitos e destaca que as crianças possuem mais facilidade para absorver e repassar o conhecimento.
 
“Quando trazemos ações educativas para as crianças, além de solidificar com facilidade na cabeça delas, elas vão servir de agentes multiplicadores, pois levarão esses conceitos para os seus pais e avós e a gente fecha um ciclo virtuoso de valores ambientais”, informou Joaquim.
 
O aluno do 3º ano da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, Henzo Gabriel Cristino, de 8 anos, leu diversas vezes o gibi da Turminha do Lago e com os personagens da história ele aprendeu uma lição. “Sobrou o palitinho de pirulito e minha mãe jogou no chão, eu falei que não podia, ela foi lá e pegou”, contou o estudante.
 
Soltura de alevinos
No Dia D da Turminha do Lago também foram soltos três mil alevinos, com essa ação o Lago Azul chega a 94.500 peixes inserido dos no lago. A iniciativa faz parte do Projeto Lago Vivo que pretende devolver ao Rio Lontra 200 mil alevinos de espécies nativas da bacia amazônica extintas no local, como tambatinga (caranha), piau e surubim.
 
“Estamos em um momento de transição entre o velho Lago Azul e o novo Lago Azul, obras estão sendo feitas por meio da CAF, que é o projeto Águas de Araguaína e um dos principais objetivos desse projeto é preservar nossos recursos hídricos”, explicou o Joaquim.
 
Segundo o prefeito, com ações realizadas no Lago Azul será possível ter um espaço de esporte e lazer para toda a comunidade. “Vai proporcionar daqui a pouco uma pesca esportiva e um local para as crianças e toda família aproveitar”, contou Wagner.  
 
Nosso cerrado preservado por meio da arte e o plantio
O evento foi aberto ao som da música autoral “Nosso Cerrado”, da banda Artcum, formada por professores da Reciclarte. A Escola de Artes realiza a educação ambiental desde a produção de artesanatos a apresentação artística.
 
“Nossos instrumentos são feitos com materiais que seriam descartados. Trazemos em nossas composições o cuidado ambiental, é como essa canção característica da região onde estamos inseridos”, explicou a diretora da Reciclarte, Valéria Elias.
 
Com objetivo de preservar a região, 35 mudas de ingá, buriti, cacau e açaí foram plantadas às margens da prainha da Via Lago pelos alunos do município e os bombeiros mirim do Tocantins. As ações também foram realizadas em parceria do Grupo JDemito, BRK Ambiental e Energisa. (Por Giovanna Hermice - Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)

 


“Sobrou o palitinho de pirulito e minha mãe jogou no chão, eu falei que não podia, ela foi lá e pegou”, contou o estudante Henzo Gabriel

Com objetivo de preservar a região, 35 mudas de ingá, buriti, cacau e açaí foram plantadas às margens da prainha da Via Lago

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante