Em alusão à Campanha Abril Verde, mês que busca alertar para a importância da saúde e segurança do trabalhador, o Cerest de Araguaína (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional), promove nesta quinta-feira, 20, a primeira 1ª Feira de Saúde e Segurança do Trabalho. O evento é aberto ao público e será realizada na Via Lago, a partir das 17 horas.
Com apoio da Prefeitura Municipal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros órgãos e entidades públicas e privadas, a ação visa conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança durante as atividades.
“Precisamos alertar os empregados, empregadores e sociedade civil quanto a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos”, destaca a coordenadora do Cerest de Araguaína, Lilalea Alves Farias.
Na ação na Via Lago, os técnicos vão demonstrar uma simulação de acidente com rompimento de cabos de alta tensão, educando a população em como deve proceder, qual o papel que cada órgão desempenha nesses casos e, principalmente, como a população em geral deve se comportar para não colocar a própria integridade física, de terceiro e das vítimas em risco.
Campanha Abril Verde
O Movimento Abril Verde foi criado em 2014 e reúne trabalhadores, sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral. O mês é em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças no Trabalho.
O símbolo da mobilização é o laço verde, cor que representa as questões de segurança e saúde no trabalho.
Durante o mês de abril, o Cerest, em parceria com empresas privadas, desenvolveu atividades orientativas para trabalhadores atuantes em supermercados e lojas da cidade. Trabalhadores da construção civil também foram orientados, já que pintores, pedreiros, mestres e serventes de obras são ocupações que lideram os casos notificados de acidentes.
Dados
Dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que de janeiro de 2021 a abril de 2023, Araguaína registrou 2.048 casos de acidentes relacionados ao trabalho e 54 óbitos. Para reduzir esses números, o Cerest atua para sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
“Nosso maior objetivo é prevenir, por isso buscamos por meio das ações e com a ajuda de parceiros conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos ambientes de trabalho seguros, para que todos possam atuar em suas atividades com mais segurança”, finaliza Lilalea. (Por Carine Flores - Foto: Marcos Sandes/Secom)