Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2025
  • Araguaína realiza 1º Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Araguaína realiza 1º Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Evento reúne pequenos produtores rurais para discutir políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária sustentável
Publicação:  01/09/2025 11h55
Última modificação:  01/09/2025 11h55
Compartilhar:
Araguaína realiza 1º Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

A Prefeitura de Araguaína promoveu, na última sexta-feira, 29 de agosto, a 1º Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, reunindo representantes de 20 projetos de assentamento e comunidades rurais do município, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e responsáveis técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, para discutir propostas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural em Araguaína.

A Conferência, aberta à toda a comunidade, é um preparativo para as etapas estadual e nacional, onde Araguaína será representada por um conselho formado durante o evento, levando as demandas do Município para as próximas etapas.

“Eu vim em busca de melhoras para o projeto de assentamento, onde sou produtora rural e também professora infantil. Estou representando aqui a minha comunidade para que as nossas demandas também sejam ouvidas e acredito que este tipo de debate é muito importante, pois temos a oportunidade de propor soluções para nossos desafios diários”, diz Simone de Jesus Santos, moradora do assentamento Rio Preto.

Desenvolvendo propostas

Os participantes se reuniram em salas divididas por cinco eixos temáticos., que incluem o Papel do Brasil Rural, Transformação agroecológica dos Sistemas Alimentares e do Brasil Rural, Democratização do acesso ao território, à terra e à água, Direitos sociais e Bem Viver, Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural.

O objetivo do debate é elaborar propostas, que serão levadas para discussão na Conferência Estadual, prevista para este mês de setembro, em Palmas. Os participantes também elegeram 10 delegados que vão representar Araguaína na 2ª etapa. Após a conferência estadual as propostas serão discutidas durante a 3ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que deverá ser realizada em Brasília, no mês de outubro.

“A etapa municipal é o momento de ouvir nossa comunidade, entender as demandas locais e desenvolver soluções e políticas públicas que atendam às nossas necessidades.  A Prefeitura de Araguaína tem se empenhado em levar desenvolvimento para a zona rural, construindo pontes e estradas para o escoamento da produção agrícola, desenvolvendo projetos de inseminação para aumentar o desempenho da pecuária e está conferência nos proporcionará garantir o apoio também de projetos federais, acelerando o desenvolvimento no campo de forma sustentável e igualitária”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Quinta Neto.

Entre as vinte propostas elaboradas durante a conferência estão o desenvolvimento de programas de educação e capacitação e acompanhamento técnico voltado aos produtores rurais, programa de ampliação para aprimoramento genético na cadeia do leite e o desenvolvimento de políticas de incentivo à produção de energia elétrica com o uso de fontes renováveis e sustentáveis.

Novas parcerias

Durante o evento realizado no auditório do Unopar (Universidade Norte do Paraná) em Araguaína, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Tocantins, Diego Montelo, destacou a importância de levar a discussão das políticas públicas à comunidade rural e anunciou algumas parcerias que já estão sendo firmadas pelo Governo Federal com a Prefeitura de Araguaína.

“Nesta oportunidade nós já estamos em tratativa com a Prefeitura de Araguaína a respeito do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que é essencial para agricultores familiares e empreendimentos rurais terem acesso a políticas públicas. O documento passará a ser emitido na própria Prefeitura, centralizando os serviços e dando mais conforto ao produtor rural de Araguaína.

O CAF substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e é essencial para agricultores tenham acesso a políticas como crédito rural, programas de aquisição de alimentos e outros benefícios.

Por  Felipe Maranhão | Fotos: Thiago Santos / Secom Araguaína

WhatsApp Image 2025-08-29 at 09.59.04.jpeg

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante