O Parque Cimba se transformou em uma grande pista de dança, na noite da última quinta-feira, 8 de maio. Mais de 600 mulheres se reuniram para um aulão em comemoração ao Dia das Mães, promovido pelo Projeto Movimente-se, da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína (Semecl), que acontece semanalmente em diversos pontos da cidade. Além dos ritmos de dança, no aulão, elas também participaram de treino funcional e Muay Thai. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância de um estilo de vida saudável.
“Todos os professores que trabalham no projeto, nas escolas, nas praças, hoje trouxeram o aulão para o Parque Cimba, especialmente para as mamães. Esse projeto chegou pra ficar, ele melhora sua autoestima, já tirou várias pessoas da depressão. Temos relatos de alunos que restauraram a saúde graças ao movimento”, ressalta Denison Rodrigues, professor de dança.
Sobre o aulão
O evento contou com diversos patrocinadores que doaram brindes para um grande sorteio realizado ao final. Além disso, foi servida uma mesa com frutas diversificadas, com o objetivo de proporcionar bem-estar aos participantes.
Neide Oliveira, aluna do projeto, descobriu o Movimente-se e chamou sua filha para participar. “Eu conheci o projeto através das minhas colegas, que falaram que estava tendo dança na Praça CEU, e eu convidei minha filha para ir comigo. Pra mim é muito bom estar sempre compartilhando momentos com ela, pra mim é muito interessante mesmo”, ressalta.
Já a filha, Nicole Freitas, afirma que esse projeto também é para os jovens. “É um projeto muito interessante para mim, porque os jovens hoje em dia pensam que essa aula de ritmos é para pessoas mais velhas. Mas não é. Ele realmente é muito importante pra nossa saúde, porque a gente tá ali se movimentando, é um hobby a mais. Eu mesma não sabia como era dançar, e hoje em dia eu danço bastante, e gosto”, ressalta a jovem.
Projeto Movimente-se
Desde o seu lançamento em agosto de 2020, o projeto Movimente-se impacta positivamente a vida de mais de mil pessoas, oferecendo atividades de dança gratuitas em diversas escolas e praças da cidade. Atualmente, mais de mil participantes se envolvem semanalmente nas aulas, que são ministradas por oito professores especializados.
O objetivo central do projeto é demonstrar como a dança pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde e o bem-estar, promovendo não só o condicionamento físico, mas também o fortalecimento da interação social e o prazer de manter o corpo ativo de uma forma divertida. Além das aulas de dança, o Movimente-se também oferece turmas de Muay Thai e de treino funcional, realizadas nas instalações da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
“Estou participando desse projeto há dois anos. Foi a decisão mais assertiva que eu tomei, pois, através desse projeto, eu fui resgatada, não só eu, como muitas mulheres. Ele é de suma importância para as mulheres que estão com depressão ou ansiedade. Quero que se perdure por muito tempo, esse projeto salva vidas. Quando participo, sinto alegria e entusiasmo, só energia positiva”, pontua Soraia Lisboa, assistente social.
Como participar do projeto
O interessado em frequentar qualquer uma das aulas oferecidas pelo projeto deve escolher a escola ou praça que recebe o projeto mais próxima de sua residência e comparecer às aulas. Não é necessário fazer matrícula ou cadastro. As atividades são abertas a todos os públicos que buscam uma forma leve e divertida de cuidar da saúde.
Aulas de ritmo
· Praça CEU (Araguaína-Sul): segundas e quartas-feiras, 18h às 19h
· Escola Domingo Sousa (Jardim das Flores): segundas e quartas-feiras, 19h às 20h
· Escola Manoel Lira (Nova Araguaína): terças e quintas-feiras, 18h às 19h
· Associação da Vila Norte: terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· Arnon Ferreira Leal (Patrocínio): segundas e quartas-feiras, 19h às 20h
· Forró (Praça CEU) Araguaína-Sul: segundas e quartas-feiras, 20h às 21h
· Raimundo Falcão (Tíuba): terças e quintas-feiras, 18h às 19h
· Escola Joaquim Sabino (Lago Azul): terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· Escola Moderna (Setor Barros): segundas e quartas-feiras, 19h às 20h
· Escola Joaquim de Brito (Setor Carajás): terças e quintas-feiras, 18h às 19h
· Maria da Conceição (Jardim Paulista): terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· CEI - Sítio da Dona Benta (Vila Azul): segundas e quartas-feiras, 18h às 19h
· Escola Olavo Bilac: segundas e quartas-feiras, 19h às 20h
· CEI Jose Xavier (Novo Horizonte): terças e quintas-feiras, 18h às 19h
· Escola São Miguel (Barra da Grota) terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· Escola Gentil (Setor Brasil): segundas e quartas-feiras, 18h às 19h
· Escola João de Sousa Lima (Setor Itapuã): segundas e quartas-feiras, 19h às 20h
· Escola Santa Luzia (Santa Luzia): terças e quintas-feiras, 18h às 19h
· Escola Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda): terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· Escola Simão Lutz (Araguaína Sul): segundas e quartas-feiras, 18h às 19h
· Escola Willian Castelo (Sonhos Dourados): terças e quintas-feiras, 19h às 20h
· José Ferreira Barros - (Céu Azul): sexta-feira, 19h às 20h
Funcional e Muay-Thai
Secretaria de Esporte Cultura e Lazer (SEMECL): todas terças e quintas-feiras, 6h, 7h, 17h30, 18h30 e 19h30; segundas, quartas e sextas-feiras, 6h, 7h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h.
Forró
Praça CEU, Araguaína-Sul: segundas e quartas-feiras, 20h.
Movimentando o ano inteiro
Além das aulas regulares, o Projeto Movimente-se tem uma grande escala de eventos para este ano. Já foram realizados os aulões de Carnaval, Dia da Mulher e Dia das Mães. Os próximos aulões serão: aulão Junino, aulão Festival de Verão, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e, para encerrar o ano, um aulão em alusão ao Dezembro Vermelho será realizado no Parque Cimba.
(Por: Rogério Damasceno | Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína)