A equipe de profissionais que coordena o serviço do Centro-Dia de Araguaína, ofereceu nesta sexta-feira, 16, um piquenique no Parque Cimba, em homenagem às mães dos usuários atendidos pela unidade. Como a dona de casa Urcilania Mourão, que cuida do filho que ficou cadeirante após um acidente de trânsito.
“Com o acidente, meu filho ficou incapacitado, com muitas limitações e depende de mim para tudo, 24 horas por dia. O Centro-Dia se tornou um apoio importantíssimo, ele vai, participa das atividades, se desenvolve e eu tenho um suporte para que possa também realizar outras atividades”, explica Urcilania.
A homenagem em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no último dia 11, tem o objetivo de fortalecer o vínculo com as famílias que são assistidas pelo serviço especializado da Assistência Social para pessoas com deficiência.
“Esta proximidade com a família dos usuários do Centro-Dia é muito importante, pois o tratamento e desenvolvimento dos usuários deve acontecer de forma continuada também dentro de casa. São mulheres que precisam de total suporte e desse acolhimento, por isso decidimos fazer esta homenagem”, disse a coordenadora do Centro-Dia de Araguaína, Quezia Beatriz Lemes,
A homenagem também contou com a presença da diretora de Proteção Social Especial, Jocélia Alves e do secretário municipal de Assistência Social, Alcides Filho Rodrigues, que agradeceu a presença das mães e reforçou a importância deste vínculo das famílias com a unidade.
“São mulheres fortes e que lutam pela qualidade de vida dos filhos, mesmo com as dificuldades enfrentadas diante de uma deficiência física, uma limitação motora ou psicológica. Sem o apoio dessas mães dentro de casa, nosso trabalho no Centro-Dia não poderia ser realizado com a mesma qualidade”, comentou o secretário Alcides Filho Rodrigues.
Centro-Dia
A unidade faz parte da rede de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e oferece um serviço especializado com uma média de 360 atendimentos por ano. A unidade tem o objetivo de trabalhar a inclusão social, independência e oferecer mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência, com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e terapeuta ocupacional, para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com deficiência física, visual, intelectual e múltiplas.
“Para nós é muito gratificante, pois para a minha irmã é importante essa convivência no Centro Dia de Araguaína, ela participa das terapias, tem a oportunidade de sair de casa, socializar e melhorar a qualidade de vida”, diz a aposentada, Neura Rios, irmã de uma das pacientas atendidas pelo serviço.
Também é ofertado transporte gratuito para os usuários com veículo adaptado para cadeirantes, levando até a unidade, ou mesmo para outros atendimentos de saúde.
Acesso ao serviço
O Centro-Dia está localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 514, no Setor Noroeste, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Para ter acesso aos serviços do Centro-Dia é necessário um encaminhamento do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou pelo serviço de busca ativa dos assistentes sociais do Município, por demanda espontânea do próprio deficiente ou da família. Os telefones para mais informações sobre os serviços do Centro-Dia são: 99956-3752 e 3415-1305.
Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína