A celebração do Dia dos Pais mobilizou a comunidade de diversos bairros em algumas unidades do CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), equipamentos que fazem parte da Rede de Proteção Social Básica da Secretaria da Assistência Social de Araguaína.
Nesta sexta-feira, 8, no SCFV II, do Setor Costa Esmeralda, cerca de 50 pais idosos do bairro foram convidados para uma tarde de conversas e muito forró. Seu João Silvino de Carvalho, de 77 anos, pai de quatro filhos, é frequentador assíduo do serviço desde que funcionava em outro prédio. Ele contou que recebeu a homenagem de Dia dos Pais com muita alegria, porque sempre passou bons momentos com os filhos.
“E eu gosto muito do atendimento daqui, é de primeira, o forrózinho também é de primeira. Se a gente precisa de qualquer coisa aqui, é bem recebido. Quando fazem um negócio numa chácara para a gente da terceira idade, é muito bom. É tudo muito bom, somos uma comunidade”, compartilhou Seu João.
A encarregada do SCFV II, Jéssica Nunes, ressalta que, tanto os homens quanto as mulheres que frequentam o serviço são bastante participativos e engajados em todas as atividades.
“Já é o segundo Dia dos Pais que fazemos aqui e eles gostam muito das conversas, interagem com os palestrantes, contam suas histórias, participam ativamente das dinâmicas e pedem para que a gente repita mais vezes”, enfatizou Jéssica.
Várias comunidades beneficiadas
Conforme explica Jadna Nunes, diretora de Proteção Social Básica, as ações especiais à valorização da figura paterna e ao fortalecimento dos vínculos familiares. “Mais do que uma comemoração, a proposta é promover a integração entre as famílias atendidas, reforçando os laços afetivos, a convivência comunitária e o sentimento de pertencimento, pilares fundamentais da política de Assistência Social”.
Ainda no final da tarde deste dia 8, os pais do CRAS II, no Setor Araguaína Sul, também participarão das celebrações. No próximo dia 14, é a vez da comunidade de pais do CRAS III, no Setor Parque Lago, a partir das 18h30.
As iniciativas contemplaram mais de 200 pais e contaram com ações diversificadas, incluindo rodas de conversa sobre a importância da presença paterna no contexto familiar, apresentações culturais, sorteios de brindes, bingo, brincadeiras e um momento de confraternização com lanche para todos os usuários.
Assistência à população
Os CRAS promovem ações contínuas, buscando promover a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, escuta qualificada e acesso a diversos serviços.
Entre as principais ações oferecidas estão os Benefícios Eventuais, que atendem a demandas emergenciais, como auxílio alimentação, funeral e natalidade; os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com atividades que promovem o pertencimento e o desenvolvimento de habilidades sociais; além de atendimentos individuais, encaminhamentos e orientações conforme a necessidade de cada usuário.
Os CRAS também atuam de forma integrada com órgãos como o Ministério Público e o Conselho Tutelar, garantindo respostas efetivas diante de situações de risco, negligência ou violação de direitos. Essa articulação é essencial para assegurar proteção, especialmente às crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
“Mais do que um espaço de acesso a serviços, esses equipamentos públicos sociais são um ponto de apoio, escuta e fortalecimento para as famílias, reafirmando diariamente o compromisso com a dignidade, a cidadania e o cuidado com o ser humano”, pontua o secretário da Assistência Social de Araguaína, Alcides Filho.
(Ricardo Sottero | Fotos: Marcos Filho / Secom Araguaína)



