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Prefeitura de Araguaína moderniza procedimentos para Alvará de Funcionamento

Mudanças que irão agilizar e simplificar a solicitação e renovação do documento foram apresentadas a contadores na manhã desta terça-feira, 14
Publicação:  14/01/2025 17h26
Última modificação:  14/01/2025 17h26
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O evento discutiu ainda sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), além de abordar os laudos e vistorias que devem ser realizadas pelo Departamento de Posturas e Edificações (DEMUPE)
O evento discutiu ainda sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), além de abordar os laudos e vistorias que devem ser realizadas pelo Departamento de Posturas e Edificações (DEMUPE)

Com o objetivo de facilitar os processos para emissão de alvará de funcionamento, a Secretaria da Fazenda de Araguaína (SEFAZ) realizou, nesta terça-feira, 14, uma reunião com contadores que atuam junto a empresas da cidade. O encontro, que acontece anualmente, discutiu os novos procedimentos para solicitação e renovação do Alvará de Funcionamento.

O evento discutiu também o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), além de abordar os laudos e vistorias que devem ser realizadas pelo Departamento de Posturas e Edificações (DEMUPE).

Durante a reunião, o contador Diego Elbert, vice-presidente do Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ressaltou que a ação foi de grande relevância para que o trabalho seja feito de forma mais eficaz. “É muito válida essa aproximação entre contadores e a prefeitura, é uma forma da gente trabalhar de forma mais transparente e levar modernidade às empresas”, pontuou.

Mudanças que simplificam e modernizam o processo

Entre as principais novidades apresentadas estão a implementação da Solicitação Eletrônica, que passa a ser obrigatória para todos os pedidos de alvará, e a Classificação de Risco, que divide os procedimentos conforme o nível de risco das atividades: baixo, médio e alto.

Além disso, os prazos para renovação também foram definidos, exigindo protocolo com pelo menos trinta dias de antecedência do vencimento. Neste ano, o vencimento é no dia 30 de março.

A plataforma eletrônica 1DOC será a ferramenta oficial para a realização dos trâmites, permitindo mais agilidade e transparência. O objetivo é facilitar o processo para contribuintes e empresas, alinhando o município às boas práticas de gestão pública.

“É necessário ressaltar que o Alvará de Funcionamento é obrigatório para todas as empresas de Araguaína, sejam novas ou veteranas no mercado. A principal mudança que o município está implementando é o processo 100% digital para essa emissão, não há mais processo físico”, destaca o Secretário da Fazenda, Leandro Pinotti.

Sobre o ITR

Discutido no evento, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um imposto que incide sobre proprietários de imóveis rurais, calculado com base no tamanho do imóvel e seu grau de utilização, buscando incentivar o uso produtivo da terra. Desde 2020, o município possui um convênio com a Receita Federal, permitindo que a cobrança e fiscalização sejam realizadas localmente. 

Impactos positivos

Com as novas medidas, a Prefeitura espera reduzir a burocracia e melhorar o atendimento, garantindo que os profissionais da área contábil tenham acesso rápido e prático à documentação necessária. “Essas alterações reforçam nosso compromisso com a modernização e a transparência”, destacou Pinotti.

Para mais informações e detalhes sobre as novas regras, bem como o uso da plataforma 1DOC, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Araguaína ou entrar em contato com a Secretaria da Fazenda através do Atende Bem, pelo do WhatsApp (63) 34125572. A documentação completa, incluindo o Decreto nº 245/2024 e a Instrução Normativa nº 002/2024, está disponível para consulta.

(Por: Rogério Damasceno | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)

Leandro Pinotti, secretário da Fazenda


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