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Sistema nacional do CadÚnico ficará indisponível durante 18 dias para atualizações e novos cadastros

Plataforma gerida pelo Governo Federal estará em processo de migração. Cidadãos que precisarem acessar os cadastros devem procurar a Secretaria da Assistência Social até 27 de fevereiro
Publicação:  17/02/2025 15h01
Última modificação:  17/02/2025 15h01
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Os programas federais que usam o CadÚnico, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada- BPC, não farão ações de bloqueios e cancelamentos em março, garantindo que os beneficiários não sejam prejudicados.
Os programas federais que usam o CadÚnico, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada- BPC, não farão ações de bloqueios e cancelamentos em março, garantindo que os beneficiários não sejam prejudicados.

Entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, a plataforma federal do CadÚnico estará indisponível para os serviços de abertura e atualização de cadastros. Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Socia, Família e Combate à Fome, o sistema ficará inoperante para uma migração da plataforma.
 
Em Araguaína, a Secretaria Municipal da Assistência Social é responsável pela gestão dos cadastros das famílias araguainenses inscritas no CadÚnico. Conforme explica Patrícia Sousa Vitor, coordenadora do posto de atendimento do programa, o sistema poderá ser acessado apenas para consultas dos cadastros a partir do dia 5 de março.
 
“Por isso, quem precisar atualizar as informações do CadÚnico para manter os benefícios ativos deve procurar a secretaria até o dia 27 de fevereiro. É necessário trazer o documento com foto do responsável pela unidade familiar, juntamente ao CPF e comprovante ou declaração de residência. Esses documentos devem ser fornecidos junto às identificações de todos os membros da família”, explica Patrícia.
 
Os programas federais que usam o CadÚnico, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada- BPC, não farão ações de bloqueios e cancelamentos em março, garantindo que os beneficiários não sejam prejudicados.
 
A coordenadora lembra que o serviço também ficará fora do ar nas três unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e nas três do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da cidade.
 
Novos cadastros ou atualizações
 
Para efetuar um novo cadastro, realizar atualizações ou transferências, a secretaria recomenda que o beneficiário busque o serviço com os seguintes documentos em mãos:
 
Identidade
CPF
Título de eleitor (18 aos 70 anos)
Carteira de Trabalho
Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio
Declaração de óbito (em caso de exclusão de pessoas falecida)
Comprovante atualizado de residência
Declaração escolar (menores de 18 anos)
Contrato habitacional (programa popular)
 
Conheça o programa
 
Atualmente, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para que o cidadão possa ter acesso a benefícios assistenciais como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Carteira da Pessoa Idosa, Tarifa Social de Energia Elétrica, programas habitacionais, entre outros.
 
Em Araguaína, a sede do Cadastro Único fica na Secretaria da Assistência Social, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João, e funciona das 7 às 18horas ininterrupto. Mais informações de atendimento às famílias podem ser obtidas nos telefones 0800 643 7021, (63) 3414-5691 ou (63) 3412-5572 (WhatsApp).

(Ricardo Sottero | Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína)

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Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
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