As duas etapas da Avenida Governador Siqueira Campos, a maior obra de infraestrutura viária de Araguaína, seguem avançando e, além de funcionar como um novo corredor viário ligando o centro a diversos bairros da cidade, a nova via também oferecerá mais opções para o trânsito da região com novas travessias que unirão ruas que antes não atravessavam o Córrego Neblina.
Ao todo, serão quatro novos pontos de passagem interligando ruas dos setores Noroeste, Itapuã e Neblina à nova avenida: Av. Neif Murad, Rua Gaspar Dutra, Rua Olinda e Rua 13 de Setembro/Rua Mandaraí.
Segundo o prefeito Wagner Rodrigues, uma das funções da Av. Siqueira Campos será tornar o trânsito mais fluído na região. “Vamos criar mais opções de deslocamento para os moradores e direcionar o fluxo de grandes veículos para as vias mais largas da Avenida Siqueira. Isso impacta todo o trânsito nesses bairros e no centro. Os ganhos são muitos e uma grande parte da cidade será beneficiada”.
Mais segurança
Ao longo de toda a extensão da primeira etapa da Avenida Siqueira Campos, 11 novas travessias estão sendo construídas no lugar das atuais pontes. As estruturas são mais seguras, permitem a vazão de um fluxo de água maior sem causar danos à cabeceira do córrego e minimizam os pontos de alagamento nas ruas transversais.
“Consideramos um processo importante de modernização da cidade a substituição das pontes por travessias. Vamos criar mais acessos e estruturas confiáveis que vão dar uma nova dinâmica e fluidez para o trânsito na região”, explica Cid Forghieri, coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos) da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, financiadora da Avenida Siqueira Campos.
Av. Siqueira Campos
A primeira etapa da nova via, que ligará a Via Norte à Avenida Castelo Branco, passando pelos setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães, terá três quilômetros de extensão, aproximadamente seis quilômetros e meio de vias considerando as duas pistas, que vão contornar o futuro Parque Nascentes do Neblina.
A segunda etapa, já em andamento, terá oito quilômetros de extensão, também com duas pistas, ligando a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte. Durante todo o trajeto, o córrego Neblina será canalizado e a obra inclui mais de 2.300 metros de macrodrenagem, além de calçadas com acessibilidade e ciclofaixa.
(Por Ricardo Sottero | Fotos: Secom Araguaína)
Ao longo de toda a extensão da primeira etapa da Avenida Siqueira Campos, 11 novas travessias estão sendo construídas no lugar das atuais pontes. A ponte da Rua Araguaia é uma delas
A primeira etapa da Av. Siqueira Campos, que ligará a Via Norte à Avenida Castelo Branco, passando pelos setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães, terá três quilômetros de extensão